Nossa unidade de ensino
segue a proposta pedagógica do Município e estamos nos adequando para trabalhar com planejamento de projetos a partir da realidade, das vivências e
dos desejos de nossas crianças. Estes projetos são/serão embasados nas interações e
brincadeiras onde respeitam os seguintes princípios:
- Éticos - Tratamos da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferenças culturais, identidades e singularidades.
- Políticos - Abordamos sobre os direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
- Estéticos - Desenvolvemos a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
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PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOPSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOEMEI PEQUENO PRÍNCIPE.O PODER DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELDiretora: Rosemaire Ferreira da SilvaCoordenadora Pedagógica: Elisangela Honório Barbosa da SilvaInstituição EscolarSinop/MT2017Projeto InstitucionalO PODER DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL1. DIAGNÓSTICO E JUSTIFICATIVAA alimentação deve ser saudável e adequada, principalmente em idade de crescimento e maturação biológica, pois constitui fator funcional para o desenvolvimento humano.Diante deste fato, torna-se necessária a preocupação com a alimentação escolar, já que esta substitui uma refeição e para algumas crianças ela é a principal refeição diária.É na infância que se fixam atitudes e práticas alimentares que poderão persistir por toda idade adulta, por isso a necessidade de uma intervenção das escolas por uma dieta sadia e nutritiva, baseada nos padrões de qualidade nutricional. Parte daí a preocupação dos profissionais da saúde, principalmente dos Nutricionistas, de que a merenda ofereça a quantidade e qualidade de nutrientes necessárias para garantir além do desempenho escolar ótimo, uma melhor qualidade de vida.Ao avaliarmos a alimentação escolar da instituição de ensino da rede pública EMEI PEQUENO PRÍNCIPE, conclui-se que a escola um dos principais agentes promotores da educação nutricional, ainda não desempenha seu papel com êxito.As CRECHES e EMEIS apesar de apresentarem melhor qualidade nutricional, ainda não se apresentam adequadas, requerendo maior preocupação com seus frequentadores.A alimentação escolar deve atender às necessidades nutricionais das crianças e adolescentes, não só em quantidade como em qualidade, apresentando harmonia entre os grupos energéticos, construtores e reguladores com a devida adequação aos indivíduos a que se destina.A escola deve buscar ser um formador de hábitos saudáveis, em parceria com a família, que também desempenha papel fundamental, entretanto, as merendas escolares não apresentaram características para tal formação. Nota-se que as instituições de ensino vêm aos poucos implantando condições para que a demanda tenha uma alimentação saudável e adequada, participando assim, da formação de uma reeducação alimentar, e bons hábitos aos seus alunos.Nota-se que somente por meio de uma alimentação variada e saudável, estaremos garantindo uma alimentação nutritiva que auxilie na saúde e no bem-estar em todos os ciclos da vida.2. OBJETIVO GERALAbordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável iniciando desde a infância, a conscientização do desperdício dos alimentos enfocando-as precariedade de alguns estados do nosso pais onde existem diversas pessoas passando fome. Outro aspecto importante desse projeto é fazer com que os alunos identifiquem os diversos tipos de alimentos e a sua importância para saúde, bem como repensar no sistema de self-service, reorganizar o refeitório e a rotina das refeições com o apoio informado de toda a equipe escolar, de forma a promover o protagonismo e construir com as crianças hábitos alimentares diversificados e saudáveis.3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS· Incentivar bons hábitos alimentares;· Identificar a preferencia alimentar dos alunos;· Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;· Reconhecer os alimentos que fazem bem e mal para a nossa saúde;· Identificar, cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos;· Durante o lanche orientar os alunos a mastigar os alimentos com calma;· Explicar aos alunos os hábitos sociais e higiênicos que devemos ter antes e durante e/ ou depois das refeições;· Implantar copos e pratos de vidro temperado, garfo, faca, pinça e talheres para servir adequados a faixa etária;· Reorganizar o refeitório com tendas para ampliação do espaço;· Formar toda a equipe para que compreenda os aspetos afetivos, sociais, culturais e pedagógicos envolvidos na alimentação das crianças e seus papeis específicos durante as refeições;· Promover a capacitação periódica das merendeiras;· Envolver toda a equipe na readequação do refeitório, visando torná-lo agradável e bonito;· Planejar com os professores atividades de degustação de alimentos e culinária.· Monitorar a implantação da proposta por meio da observação das crianças e debate em equipe as necessidades de aprimoramento.· Registrar o desenvolvimento da ação (fotos, filmes, relatos escritos) e avaliar;· Incluir a proposta no Projeto Político Pedagógico da unidade e garantir o aprimoramento, a consolidação e a continuidade.4. CONTEÚDOSConteúdos para todos os segmentos:· Papel social da alimentação e construção de hábitos;· Relações entre comida e cultura;· Alimentação: cuidar de si, do outro e do ambiente;· Aprendizagens no momento das refeições;· Alimentação: convívio, prazer, movimento, autoestima e imagem corporal;· Noções básicas da alimentação saudável;· Saúde e movimento;· Mídia e consumo;· Concepções de ensino aprendizagem, concepções de criança, concepções de alimentação escolar.Conteúdos para professores
- Observação das crianças nas refeições e identificar necessidades individuais em um ambiente coletivo, identificação e valorização das competências das crianças;
- Construção de hábitos alimentares, paladar eclético, identidade e autonomia nas refeições;
- Papel do professor nas refeições, interações de qualidade com as crianças e construção de regras sociais à mesa;
- Planejamento da introdução e o uso pelas crianças de diferentes utensílios;
- Planejamento de sequência de degustação de alimentos e culinária.
· Planejar a prática da alimentação em diferentes espaços;· Organizar os espaços para que aconteça um momento prazeroso na hora da alimentação;· Contribuir para a organização, cuidado e manutenção dos espaços e materiais destinados ao refeitório;· Dialogar a organização dos espaços e do tempo para a hora do lanche;· Dialogar sobre o papel mediador do professor durante o momento do lanche nos diferentes espaços oferecidos;· Criar contextos significativos para estimular as crianças a se alimentarem de forma saudável.Conteúdos para auxiliar de nutrição- Estética, apresentação e distribuição dos alimentos;
- Organização da bancada do self-service;
- Adequação do cardápio para oferecer escolhas simples;
- Observação e acompanhamento das refeições, aceitabilidade do cardápio pelas crianças, identificação de necessidades especificas;
- Papel do profissional na construção de hábitos e do paladar.
· Refletir sobre a importância da alimentação e a utilização correta dos espaços destinados para o self-service na educação infantil;· Contribuir para a organização, cuidado e manutenção dos espaços e materiais destinados ao self-service;· Manter uma atitude de apoio e incentivo juntamente com as crianças na instituição;· Dialogar sobre seu papel na instituição para que viabilize o desenvolvimento do projeto;· Contribuir com sugestões, materiais e propostas de espaços na instituição;· Apoiar o professor em ações que exijam mais atenção, cuidado e deslocamentos.Conteúdos para auxiliar de infraestrutura- Noções de decoração e estética do refeitório e das mesas, organização, higiene e manutenção do espaço;
Conteúdos para crianças· Regras de convivência à mesa;- Conhecer os utensílios e se apropriar com autonomia de seu uso;
· Experiências de preparação culinária, cultivo e produção de alimentos;· Degustação e manipulação de frutas, verduras e alimentos saudáveis.· Construção de autonomia;· Construção de combinados;· Socialização a respeito da alimentação realizada na instituição com familiares;· Desenvolvimento afetivo e cognitivo.5. Etapas Prováveis e recursosAçõesResponsáveisQuandoRecursosDiscussão em equipe sobre o Projeto InstitucionalDiretora e coordenadoraAbrilEsboço do projeto institucionalFormação da equipe sobre os conteúdos comuns a todos os segmentos.Diretora e coordenadoraReunião mensal de 2 horas a partir de abrilCopia de textosFilmesData show e somImplantação dos self -serviceEquipeMaio/Junho/JulhoBancada, utensílios e talheres já existentes. Filmadora.Reorganização da rotina de refeiçõesDiretor e SecretariaAgostoMonitoramento e registro do desenvolvimento da propostaDiretor e equipeDurante todo o anoFilmadoraMaquina fotográfica.
6. AVALIAÇÃO E RESULTADOS
Efetivação de reuniões com os professores e equipe operacional tendo como resultados: a elaboração do diagnóstico, do projeto institucional, implantação, monitoramento e avaliação da proposta.
Reorganização do self-service nas refeições e diversificação das ofertas no lanche e café da manhã.
Reorganização dos refeitórios e do mobiliário com adaptações necessárias.Mudança na rotina de refeições.
7. Bibliografia
A Refeição – Livro do Diretor- pag. 69 á 81 CEDAC
Aspectos simbólicos da alimentação - Revista Nutrir – Revista Avisa Lá Especial, nov 2005
As delicadas relações entre construção de hábitos e aprendizagem - Revista Nutrir – Revista Avisa Lá Especial, nov 2005Beleza se Põe na Mesa - Elza Corsi – Revista Avisa Lá nº 12Comida da Alma, Nutrição do espírito, do prazer, do acolhimento – Elza Corsi. Revista Avisa lá nº8Cantinas Escolares Saudáveis, promovendo a alimentação saudável. Brasilia DF. 2010.Fim do Prato feito - Revista Nutrir – Revista Avisa Lá Especial, nov 2005Educação infantil e a alimentação – Elza Corsi de Oliveira - UNESPPrato Azul Pombinho – Histórias que as louças contam. Revista Avisa Lá nº 12Resolução CNS Nº 408, de 11 de dezembro de 2008Sabor, Saúde e Afeto – Raimunda Honorato do Nascimento e Clélia Virginia Rosa- Revista avisa Lá nº26Saúde todo dia - Rosimary Tavares Priscila Schiavon – Revista Avisa Lá nº 30 - Revista Nutrir:Um prato cheio de aprendizagens – Damaris Gomes Maranhão, Revista Avisa Lá nº 26O que dizem as paredes das escolas – Revista Avisa lá nº 13Leituras complementares
Paladar uma questão de gosto- Rita Lobo – site: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/especiais/paladar-questao-gosto-237441.shtml
De caçadores à gourmets – Ariovaldo Franco. Cap. 1 A Humanidade e o alimento - ed. Senac Apreço e Rejeição pt.scribd.com/doc/12862503/Decaçador-a-gourmet
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOPSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOEMEI PEQUENO PRÍNCIPE.
CONSTRUINDO O FUTURO ATRAVÉS DO BRINCAR E DA LEITURADiretora: Rosemaire Ferreira da SilvaCoordenadora Pedagógica: Elisangela Honório Barbosa da SilvaInstituição EscolarSinop/MT2017JUSTIFICATIVAEste projeto visa trabalhar a cidadania, a tolerância, valores, reflexão social e autonomia com atividades multidisciplinares que envolverão toda a equipe da instituição e familiares, desenvolvendo a atenção, a memória, a capacidade de resolver situações – problema, despertar a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem. Portanto através dos temas abordados BRINCAR DE FAZ DE CONTA E LEITURA baseado na estruturação da PROPOSTA PEDAGÓGICA, do REGIMENTO ESCOLAR e da BASE CURRICULAR NACIONAL, repensamos a prática pedagógica, o espaço, tempo, materiais e planejamento, tendo como foco a importância da brincadeira do faz de conta que a criança traz do seu convívio familiar, sua vivência, seu conhecimento, o seu interesse em imitar o pai, a mãe, a tia, a professora como mediadora de conhecimentos e demais funcionários da escola. É surpreendente ver a capacidade da criança, criar e recriar através da brincadeira de faz-de-conta.Devemos enfatizar que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Fatos relevantes como TV, computadores, videogames, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos no ambiente escolar.Faz-se necessário que a escola como mediadora do conhecimento, busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Sendo assim uma meta a ser buscada para que nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propicie aos nossos educandos momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler, levando esse aluno a perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.Desta forma vemos necessário desenvolver este projeto institucional, pois estamos inseridos em uma sociedade contemporânea em que as crianças tem uma infância distanciada cada vez mais do brincar e do contato com os livros, por isto pretendemos oferecer às crianças espaços plenos de oportunidades para viver, interagir e aprender, explorando e contemplando os diferentes ambientes destinados a elas em nossa instituição de ensino pré-escolar.SITUAÇÃO PROBLEMA – Qual a importância do brincar e da leitura e quais seus benefícios na educação infantil?OBEJTIVO GERAL – Favorecer o despertar de nossas crianças, viabilizando e ampliando o tempo destinado às brincadeiras e leitura, enriquecendo a qualidade das mesmas, apoiando as crianças na criação e renovação das brincadeiras de faz de conta e suas culturas lúdicas, proporcionando que nossas crianças alcancem seus limites, estimulando sua independência, sua criatividade intelectual, afetividade, autonomia, movimento, socialização, descoberta, exploração, conhecimento e a confiança em si própria, com o intuito de fazer com que os comportamentos adquiridos na instituição através do brincar de faz de conta, ultrapassem os muros da escola e continuem a ser praticados e respeitados fora dela.OBJETIVOS PARA O PROFESSOR:ü Refletir sobre a importância do brincar e da leitura na Educação Infantil;ü Planejar a prática da leitura e do brincar em diferentes espaços;ü Organizar os espaços para que aconteça o brincar de faz de conta e o momento da leitura;ü Contribuir para a organização, cuidado e manutenção dos espaços e materiais destinados aos livros;ü Dialogar a organização dos espaços e do tempo para brincar e o planejamento para a leitura;ü Dialogar sobre o papel mediador do professor durante o momento da leitura nos diferentes espaços oferecidos;ü Criar contextos significativos para brincar, com ênfase no jogo do faz de conta.OBJETIVOS PARA AS CRIANÇAS:Ø Utilizar diferentes brinquedos, materiais, livros e recursos nos momentos de brincadeiras e leitura dentro e fora da sala de aula;Ø Explorar os diferentes espaços para o momento da leitura com autonomia;Ø Ampliar o repertório de brincadeiras e livros que conhecem;Ø Construir combinados referentes ao uso, organização e conservação dos brinquedos e dos livros;Ø Familiarizar-se com diferentes tipos de brincadeiras: faz de conta, jogos no pátio, cabanas, casinha, brincadeiras com terra, areia e água, bonecas e carrinhos, amarelinha, pega-pega, médico, etc.;Ø Explorar os diferentes cantinhos/caixas temáticas;Ø Descobrir novas possibilidades de brincar nos espaços variados;Ø Interagir com diferentes crianças de diferentes faixas etárias a partir do brincar;Ø Escolher parceiros, objetos, temas, espaços e personagens;Ø Criar contextos para suas brincadeiras.OBJETIVOS PARA A EQUIPE DE APOIO:v Refletir sobre a importância do brincar e a utilização correta dos espaços destinados a leitura na educação infantil;v Socializar com as crianças brincadeiras de seu repertório pessoal;v Contribuir para a organização, cuidado e manutenção dos espaços e materiais destinados ao brincar e a leitura;v Manter uma atitude de apoio e incentivo ao brincar na instituição;v Dialogar sobre seu papel na instituição para que viabilize o desenvolvimento do projeto;v Contribuir com sugestões, materiais e propostas de espaços na instituição;v Apoiar o professor em ações que exijam mais atenção, cuidado e deslocamentos;OBJETIVOS PARA A FAMILIA· Inteirar-se sobre a relação do brincar e a importância de contar histórias para a efetiva aprendizagem das crianças;· Reconhecer e utilizar o brincar através da leitura de faz de conta proporcionando momentos para que a criança possa brincar de faz de conta no seu ambiente familiar;· Reservar momentos diariamente com sua criança para que aconteça interação entre pais e filhos;· Ter consciência de que brincar é coisa séria e deve ser respeitada.CONTEÚDOS PARA OS PROFESSORES:§ A importância do brincar na Educação Infantil;§ Organização dos espaços, materiais e tempo para o brincar e a prática da leitura;§ O papel mediador do professor no momento do brincar;§ Planejamento, organização dos espaços e materiais para o brincar;§ Descobertas de novos espaços para o brincar;§ O brincar e as crianças com necessidades especiais;§ O brincar como linguagem;§ Propostas de brincadeiras livres e dirigidas nas diferentes faixas etárias;§ Análises reflexivas do brincar como fenômeno enriquecedor do desenvolvimento corporal, emocional, cognitivo e social do ser que brinca;§ Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura de livros de diferentes gêneros, como prioridade no processo de aprendizagem;§ Apresentar ao educando as diferentes linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e produção de texto oral e em forma de desenho;§ Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.CONTEÚDOS PARA A EQUIPE DE APOIO E FAMILIARES:o A importância do brincar e da leitura na instituição de Educação infantil;o Socialização das brincadeiras conhecidas;o Valorizar o brincar para o desenvolvimento das crianças;o Organização dos espaços, tempo e materiais para o brincar e para a leitura;o O papel da equipe de apoio e da família na construção de ambientes, espaços e materiais para os momentos destinados ao brincar e a leitura;o Valorizar o trabalho feito pela criança e respeitar o trabalho do professor.CONTEÚDOS PARA AS CRIANÇAS:♦ Construção de autonomia;♦ Construção de combinados;♦ Socialização das brincadeiras realizadas na instituição com familiares;♦ Desenvolvimento afetivo e das linguagens.METAS A CURTO PRAZO:Aprimorar os espaços físicos para o brincar e leitura dentro e fora da sala de aula;Reorganizar os horários do brincar e da leitura dentro e fora da sala de aula;Disponibilizar diversos materiais e livros de diferentes gêneros para propiciar o momento da leitura e do brincar nos horários de recreio e pátio;Construir combinados com todas as turmas, crianças, professores e equipe de apoio sobre a utilização, manutenção e organização dos espaços do brincar e da leitura;Garantir que a atitude do educador junto do seu grupo expresse a ideia de brincar e da leitura não como “mais uma atividade” definida em determinados horários ou espaços, mas sim, como “atitude lúdica” a ser assumida em todas as propostas educacionais;Elaborar junto aos professores e equipe de apoio uma lista de objetos e brinquedos necessários para o brincar nos diversos espaços da instituição (fogãozinho, panelinhas, colheres, garfos e facas descartáveis, ferro de passar, jarras, flores de plástico, bichos de pelúcia e plástico, bonecas, anéis, pulseiras, colares, sapatos e roupas de bonecas, maquiagem, retalhos de panos, sucatas para serem usadas nas brincadeiras de casinha, espelhos de mão, batons e esmaltes, fraldas descartáveis, carrinhos, baralhos e cartinhas, etc).CRONOGRAMA:Previsto para o período de 2017.AVALIAÇÃO:A avaliação será continua observando e respeitando as peculiaridades de cada criança.
BIBLIOGRAFIABRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, MEC, 2013.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação infantil. Brasília:MEC/SEF, 1998.OLIVEIRA, Z.M. O jogo e a Educação Infantil. In Kishimoto, T.M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
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