Princípios Metodológicos

O PAPEL DA PROFESSORA

Nossa Proposta Pedagógica baseia-se na convicção de que a professora, ao lado da criança, é o elemento mais importante do processo de ensino aprendizagem que ocorre na pré-escola.
Acreditamos que a professora tem um papel fundamental no bom andamento dos trabalhos. Dela depende, em boa parte, se a pré-escola estará ou não alcançando seus objetivos, dentre os quais um dos mais importantes é conseguir criar um ambiente educativo, saudável e alegre para as crianças.
Cabe à professora coordenar as atividades, orientar as crianças e, em especial, estimulá-las constantemente para maior desenvolvimento de suas potencialidades. Por isto “ela precisa perguntar sempre como está sua relação com as crianças e com as outras pessoas da pré-escola (educadoras, coordenadora, diretora, merendeiras, zeladoras, vigias, crianças e pais). É preciso fazer isto sozinha e também no grupo no qual trabalha. É fazendo esta avaliação que a professora pode conhecer-se melhor, compreender seu crescimento pessoal e profissional e entender as dificuldades que tem. Este momento de avaliação serve também para que os educadores conheçam melhor o próprio grupo de crianças e colegas de trabalho. É nele que se pode organizar e pensar sobre tudo o que já sabe e vivencia o dia-a-dia. Este espaço ajuda na organização de suas ideias”.
Para isto é necessário que ela esteja constantemente avaliando sua prática pedagógica e aprofundando teoricamente a respeito da criança com a qual trabalha: Quem ela é? Como ela aprende? Quais são seus interesses?Suas necessidades? Com isto poderá fazer um trabalho mais seguro e competente.
A professora é uma profissional que pode tentar encontrar respostas para as suas dúvidas, mediante sua própria atividade de estudo e reflexão da prática. Para tanto é necessário que tenha um material variado sobe cada assunto (livros, textos, internet e outros). Participa de reuniões e formação continuada onde ela tem a oportunidade de trazer suas colaborações e resolver suas dúvidas.
Acreditamos que o melhor caminho para o crescimento do grupo de professoras, é criar condições para que este descubra os princípios que deverão orientar seu trabalho.
      Trabalhamos com uma prática baseada em jogos, brincadeiras, pesquisas e trabalhos em grupo e artísticos, proporcionamos as nossas crianças uma aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Através da roda da conversa, das brincadeiras livres e dirigidas, as professoras ficam atentas aos assuntos que surgem nestes momentos, fazem registros, pesquisam, trocam experiências e elaboram suas aulas de acordo com as vivências e vontades das crianças quanto aos temas, atividades, recursos materiais e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário