O PAPEL DA PROFESSORA
Nossa Proposta Pedagógica
baseia-se na convicção de que a professora, ao lado da criança, é o elemento
mais importante do processo de ensino aprendizagem que ocorre na pré-escola.
Acreditamos que a professora
tem um papel fundamental no bom andamento dos trabalhos. Dela depende, em boa
parte, se a pré-escola estará ou não alcançando seus objetivos, dentre os quais
um dos mais importantes é conseguir criar um ambiente educativo, saudável e
alegre para as crianças.
Cabe à professora coordenar
as atividades, orientar as crianças e, em especial, estimulá-las constantemente
para maior desenvolvimento de suas potencialidades. Por isto “ela precisa
perguntar sempre como está sua relação com as crianças e com as outras pessoas
da pré-escola (educadoras, coordenadora, diretora, merendeiras, zeladoras,
vigias, crianças e pais). É preciso fazer isto sozinha e também no grupo no
qual trabalha. É fazendo esta avaliação que a professora pode conhecer-se
melhor, compreender seu crescimento pessoal e profissional e entender as
dificuldades que tem. Este momento de avaliação serve também para que os
educadores conheçam melhor o próprio grupo de crianças e colegas de trabalho. É
nele que se pode organizar e pensar sobre tudo o que já sabe e vivencia o
dia-a-dia. Este espaço ajuda na organização de suas ideias”.
Para isto é necessário que
ela esteja constantemente avaliando sua prática pedagógica e aprofundando
teoricamente a respeito da criança com a qual trabalha: Quem ela é? Como ela
aprende? Quais são seus interesses?Suas necessidades? Com isto poderá fazer um
trabalho mais seguro e competente.
A professora é uma
profissional que pode tentar encontrar respostas para as suas dúvidas, mediante
sua própria atividade de estudo e reflexão da prática. Para tanto é necessário
que tenha um material variado sobe cada assunto (livros, textos, internet e
outros). Participa de reuniões e formação continuada onde ela tem a
oportunidade de trazer suas colaborações e resolver suas dúvidas.
Acreditamos que o melhor
caminho para o crescimento do grupo de professoras, é criar condições para que
este descubra os princípios que deverão orientar seu trabalho.
Trabalhamos com uma prática baseada em
jogos, brincadeiras, pesquisas e trabalhos em grupo e artísticos,
proporcionamos as nossas crianças uma aprendizagem de forma lúdica e prazerosa.
Através da roda da conversa, das brincadeiras livres e dirigidas, as
professoras ficam atentas aos assuntos que surgem nestes momentos, fazem
registros, pesquisam, trocam experiências e elaboram suas aulas de acordo com
as vivências e vontades das crianças quanto aos temas, atividades, recursos
materiais e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário