Formação


Em nosso CMEI quinzenalmente, proporcionamos aos nossos profissionais da educação infantil a Formação pela Escola, onde tratamos de assuntos que sejam relevantes e essenciais a todos, procurando abordar temas sobre educação, atualidades, necessidades internas e principalmente motivação, eu a coordenadora pedagógica e a diretora estamos constantemente elevando a auto estima destes profissionais para que se sintam motivados e alegres em seu ambiente de trabalho, para assim atingirmos nossa meta que é, o educar e o cuidar dos pequenos que estudam em nosso CMEI Valorizando a figura de todos dentro da nossa instituição, visando que somos os personagens principais para se ter uma educação de qualidade.
Nesses encontros nossos profissionais adquirem novas ideias, aprimoram seus conhecimentos, trocam experiências e relembram o que está esquecido.
Segundo Nóvoa: "O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente".
Para ele a formação continuada se dá de maneira coletiva e depende da experiência e da reflexão como instrumentos contínuos de análise. Devido a este pensamento nossa formação tem como título: INTENÇÕES, REFLEXÕES E DESEJOS.
Para as formações utilizamos: textos, vídeos, slides, dinâmicas, mensagens, profissionais entendidos em determinadas áreas para abrilhantar nossos encontros, entre outros. A primeira figura ilustre a ir aos nossos encontros foi o professor Nilton, coordenador do NTM/Sinop e nos proporcionou momentos agradáveis e de reflexões.
Na formação em fevereiro de 2013  fizemos dinâmicas para descontrair, animar e interar o grupo de professoras e equipe de apoio, falamos sobre planejamento de acordo com a proposta pedagógica municipal e as diretrizes curriculares reformuladas, intenções, reflexões e desejos e os cuidados com o bem estar, a saúde e a higiene.
Em Março lemos sobre Pensar nos registros do dia a dia, planejar para avaliar, a importância do registro, o projeto na educação infantil p. 71 a 79.
Devido a questionamentos das professoras quanto a linguagem oral e escrita na ed. infantil fizemos a leitura do texto referente a este tema na proposta pedagógica municipal. p. 40 a 42. De tempos em tempos parávamos a leitura para dialogar e as professoras colocarem suas ideias a respeito do assunto abordado.
Trouxemos também o professor Nilton para fazer uma palestra para as professoras sobre motivação, ele trouxe um material muito rico e proveitoso. Ficamos  felizes e aprendemos muito com esta palestra.
Reunião pedagógica para trocarmos ideias sobre como trabalhar o alfabeto na pré-escola e os números, eu coordenadora pedagógica levei algumas sugestões da internet bem interessantes por sinal, falei o nome dos blogs para que visitem e selecionem o que podem aproveitar, algumas professoras mostraram sugestões que estão realizando em sala de aula com suas crianças. Foi muito proveitoso. Sempre trabalhamos de forma interdisciplinar.
No encontro realizado no dia 14 de março, abordamos o tema: Currículo na educação infantil e Currículo na educação infantil - Definições Legais, retirado do Youtube os dois vídeos se complementam. Dialogamos sobre o vídeo. Depois retomamos o assunto Planejamento por projetos onde falei sobre o tema com auxílio de slides e ouve bastante diálogo.
Todas as professoras do nosso CMEI estão muito empolgadas e animadas. Estão despertando  o seu lado artístico, proporcionando atividades maravilhosas as nossas crianças. Entenderam bem a proposta para a educação infantil "Interação e brincadeiras", e estão caminhando na direção de uma educação que atenda as crianças de 4 a 6 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
No dia 09 de abril de 2013 recebemos a visita da Sandra e da Elisângela para uma reunião com as professoras para esclarecimentos e tirar dúvidas.
Nos próximos dias tivemos encontros com toda a equipe do CMEI para leitura e reelaboração do PPP da nossa instituição de ensino.
Entre os meses de maio e junho proporcionamos a leitura, reflexões e seminários sobre a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do nosso Município, onde abordamos temas sobre a prática pedagógica dos profissionais de Educação Infantil; O currículo na Educação Infantil; A inclusão na pré escola; Avaliação na Educação Infantil, entre outros. 
Nos próximos encontros que serão entre os meses de julho à dezembro, iremos abordar temas como:
  • A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil;
  • Literatura Infantil e contos na pré escola;
  • A importância da Música para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social;
  • O mundo do Faz de Conta.

Um comentário:

  1. A formação continuada é fundamental para auxiliar os professores em sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir