A importância do
brincar na infância
Por Marcela Bianco
Quando
vemos uma criança brincando muitas vezes vem em nossas mentes aquele
pensamento: “Ah como era bom ser criança, não precisávamos levar nada à serio!”
Mas,
brincadeira de criança pode ser algo mais complexo do que você imagina!
As
brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, têm um importante impacto
para o desenvolvimento saudável e para a vida psíquica das crianças, uma vez
que a ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio afetivas e
morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais.
Ao
brincar, as crianças exercitam muitas habilidades como: capacidade de expressão
verbal e não verbal, linguagem, raciocínio, pensamento abstrato, representação
espacial, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade,
atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, imaginação,
relacionamento intrapessoal e interpessoal, autonomia, cooperação,
autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência.
As
brincadeiras e os jogos infantis também podem ser instrumentos facilitadores do
processo de ensino-aprendizagem das crianças. Nelas as crianças aprendem, por
exemplo, a contar, a classificar, a ordenar, a discriminar, a traçar
estratégias, solucionar problemas, etc. Além de aprender diversas regras
sociais e, a partir delas, a regular seu próprio comportamento.
Também
estão relacionadas ao desenvolvimento dos sentidos (táteis, visuais, etc), da
coordenação motora, da corporalidade, do movimento, do equilíbrio, da
propriocepção e da imagem corporal.
Por meio
das brincadeiras e de seus simbolismos, as crianças são capazes de apreender e
reelaborar o universo ao seu redor. Também desenvolvem uma vida imaginária mais
rica, podendo expressar e representar seus sentimentos e ideias, por meio de
metáforas e da fantasia, brincando com temas próprios de sua realidade
psíquica.
O brincar
também pode ser uma forma da criança expressar medos, ansiedades e conflitos,
na tentativa de explicitá-los e encontrar maneiras de solucioná-los e
elaborá-los internamente. Assim, aprendem que podem intervir na realidade e
transformá-la.
Além
disso, as brincadeiras funcionam como atividade prazerosa em si mesma e que
leva a satisfação e realização pessoal.
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